Educação

A Educação, meu filtro

A pauta Educação sempre foi tema de polêmica no Brasil, mas atualmente tem causado ainda mais inseguranças, incertezas e sentimentos de impotência. A muitos anos existe uma discussão infinita acerca das dificuldades relacionados a Educação básica. São conhecidos os desafios, o tamanho do país, as extensões territoriais fatores que causam maior dificuldade de acesso, deslocamento das pessoas até as escolas e instituições profissionalizantes. Além disto, temos também a desigualdade social que impulsiona a evasão escolar e com a chegada da pandemia (iniciada em Março de 2020) foram adicionados outros fatores que intensificam esses problemas, entre eles o acesso à tecnologia, para a realização das aulas on line.

Na contramão, vimos recentemente, em diversos jornais, dados relacionados aos gastos em Educação no ano de 2020 e estes gastos foram menores que do ano anterior (2019), cerca de aproximadamente 30% menos. Este resultado reforça a falta de interesse do poder público em atuar e investir neste pilar – tão importante para o desenvolvimento da nação – que há décadas pede socorro. Sabemos que a pandemia chegou, sem mandar recado, transformou a vida de todos, não importando a classe social, todas as esferas tiveram que se re-organizar e se adaptar ao novo mundo, a outras formas de viver e quando pensamos em desenvolvimento, no sentido amplo da palavra, é fácil de concluir que a Educação é a base deste processo/desenvolvimento.

Mas como você e eu, seres que almejam ver este país se desenvolver, podemos ajudar? Me faço esta pergunta, diariamente e sempre me deparo com a mesma inspiração…

O uso da experiência acumulada, também conhecido como legado (pessoal, profissional, acadêmico, civil, moral,…) pode ser uma forma de transmitir a outras pessoas conhecimento, inspiração, exemplos de superação e alcance de objetivos e resultados. Através de atitudes, de compartilhamento de oportunidades, troca de aprendizados,… Gente do céu! Existem tantas maneiras de ajudarmos uns aos outros e na atual situação do mundo, de isolamento, distanciamento, onde tudo poderia nos levar a esmorecer, é possivel abrir a mente e expandir o olhar, pois é chegada a hora (tão esperada) de criar novas formas de Educar e de se conectar com as pessoas!

Apesar do nosso país ser emergente e ainda necessitar de muitos recursos financeiros para se desenvolver, entendo que antes disto, é necessário uma revolução/inovação cultural, onde as pessoas consigam aprender, se desenvolver, crescer e contribuir neste processo, através das habilidades, características individuais de cada um isto vai avançar, e tudo começa na Educação, seja ela formal ou não!

A pandemia trouxe muitos desafios, concordo! Mas como tudo neste mundo tem um lado positivo, se observarmos esta situação toda, identificaremos que muitas ações e mudanças serão aceleradas, tendo em vista, as novas maneiras de se desenvolver intelectualmente. As portas das oportunidades estão abertas e fazer parte da mudança está em nossas mãos, é nosso dever e responsabilidade manter a esperança e acima de tudo ser agente da transformação.

Muito obrigada, Luciana Zantute (Janeiro 2021)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s